Já ouviram falar em Psicologia das Emergências e Desastres?
O grupo se interessou pelo tema, ao ver no mural da Puc – São Gabriel sobre o II Seminário Nacional de Psicologia em emergências que ocorrerá nos dias 23 a 25 de novembro, em Brasília, com atuação do CFP ( Conselho Federal de Psicologia).
Destacamos o artigo da revista Psique, que traz o texto “ Psicólogos no front da tragédia”, que nos faz pensar o quão traumáticas algumas situações podem ser para pessoas que as vivenciam. O papel do psicólogo na escuta e acolhimento deste indivíduo, permitirá que o sujeito viva seu sofrimento dignamente ajudando-o a se estabelecer.
Destacamos, também, a importância de seu trabalho em recrutar e cuidar dos voluntários, dos profissionais de saúde e dos que se encontram envolvidos em ações humanitárias. O sofrimento dos outros muitas vezes , traz sofrimento para aquele que cuida, que “salva”, que presta o socorro ; e estes devem estar preparados para lidar com seus próprios sentimentos .
Durante a leitura do texto , poderão identificar , assim como nosso grupo, como a psicologia contribui para quadros emergênciais que se revelam mais do questões de Defesa civil , mas, a restauração psíquica de pessoas angustiadas pelo medo em frente ao caos.
Seguem links do II Seminário Psicologia em Emergências e Desastres e do artigo da revista Psique.
Grupo composto por: Ana Elisa Gonçalves, Fabíola do Carmo, Juliane Nunes, Kelly de Sousa, Lídia de Barros e Sirley Ferreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário