segunda-feira, 30 de abril de 2012

UPsic


Boa noite colegas,

Estamos passando por um processo bastante complicado no curso. Um processo de avaliação do curso, das disciplinas, do aprendizado que tivemos e das nossas perspectivas em relação ao que está por vir. Fizemos na disciplina Gestão e Cuidado um portfólio refletindo sobre nossa caminhada e temos esse blog como espaço para refletirmos sobre a nossa formação. A proposta é postar conteúdos relacionados ao mercado de trabalho, campos e condicionantes de atuação do psicólogo e sobre a formação em Psicologia.

Estamos exatamente no meio do curso e já possuímos bagagem suficiente para fazer esta análise do curso, coisa que não parece ser tão fácil para os alunos que estão começando. Iniciaremos no próximo semestre uma nova etapa do curso - as ênfases - mas precisamos refletir mais sobre essa proposta.

Temos discutido muito sobre isso em sala de aula com vários professores e foi pensando neste momento que decidimos postar uma pesquisa relacionada à uma avaliação de um curso de Psicologia de uma Universidade Particular em Curitiba. “Esta pesquisa teve como objetivo analisar os hábitos acadêmicos, conhecimentos e expectativas de 101 alunos do 3º e 4º anos” do curso. Bem parecido com o que estamos vivendo não é mesmo? É a partir de todo esse processo de reflexão que poderemos discutir e propor melhorias para o curso. 

Nosso objetivo é fazê-los refletir sobre a importância do envolvimento dos alunos na própria formação, no sentido de participar ativamente deste processo, contribuindo com críticas e sugestões. Este é o momento e o espaço que temos para transformar a nossa trajetória pelo curso para que ela seja mais rica e mais proveitosa. Para que o currículo seja revisado e se torne cada vez melhor. Muitos colegas que estão finalizando o curso vêm questionando e discutindo o currículo para que nós possamos fazer uma graduação melhor. Acredito que temos que fazer o mesmo para aqueles que virão depois de nós.

Vale ressaltar a importância de responder à pesquisa proposta pela coordenação do curso pois é através dela que seremos de fato ouvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário