quarta-feira, 26 de setembro de 2012

MENTE ATIVA


Pessoal boa noite!!!

Como todos sabem no período do dia 17/09 a 21/09 tivemos na PUC a Semana de Ciência, Arte e Política (Scap). Gostaríamos de ressaltar que tal oportunidade foi e será sempre de extrema relevância para nossos estudos, tendo em vista o conhecimento adquirido, a troca de experiências, e a possibilidade de poder conhecer e ouvir grandes nomes da Psicologia e das demais áreas. 

Realmente é uma experiência muito gratificante!

Entre muitas palestras, rodas de conversa, em que os membros do nosso grupo estiveram presentes, decidimos nesta ocasião, compartilhar com vocês a incrível experiência de poder participar da Mesa Redonda: Terapia Familiar, com o palestrante Dr.Massimo Schinco, Co direttore del Centro Milanese di Terapia della Famiglia, em Milão - Itália.

Segue um pequeno resumo do tema discutido.

O Diferencial do Grupo de Milão 

Em meados do século XX, mais precisamente nos anos 60, começou a ser utilizada por Terapeutas Familiar a Teoria dos Sistemas, que desenvolviam estratégias para o Sistema Família, se reorganizar fazendo experiências e olhando para fora deles mesmos. O grupo de Milão criou um diferencial no campo da Teoria Sistêmica. Conforme Schinco, deve-se observar o grupo familiar  pensando nos vários pontos de vista de cada um de seus membros sempre atento ao seu padrão relacional, pois olhando de perto entenderá a complexidade dos relacionamentos que estão sempre se modificando devido ao desenvolvimento individual dos seus membros e também as influências externas que são exercidas sobre a família de uma forma geral.  


Ressalta-se três importantes pontos:
  • Não se deve ficar fixado apenas ao discurso, mas em como é feito tal discurso;
  •  Não preste atenção nas palavras e sim no efeito que elas causam;
  •  Não fique tentando imaginar o passado, e sim no efeito da situação no momento. Observe as coesões que se formam dentro das relações.

A percepção do terapeuta e do observador são diferentes, as informações nascem da diferença e a soma dos dois olhares nascem uma nova percepção.

Essa é a estratégia do grupo de Milão “...da informação nasce a diferença”.











Nenhum comentário:

Postar um comentário