Bom dia!
Segue abaixo trecho do portfólio da aluna Jéssica Buthers.
Através
da disciplina Técnicas de exame da personalidade II - Rorschach, que tem
ensinado o histórico do teste Rorschach, a aplicação, correção e elaboração de laudos
do mesmo, é possível refletir sobre a importância em utilizar o teste Rorschach
- e os demais testes de que a psicologia dispõe - de uma forma contextualizada,
levando em consideração a entrevista e a história de vida do indivíduo que está
sendo avaliado.
O
professor Marcelo Resende destaca sempre no decorrer das aulas, que o teste
Rorschach fornece indicadores, e que para se levantar algum diagnóstico sobre o
indivíduo, é preciso que esses indicadores se repitam no mínimo oito vezes ao
longo do teste.
Atualmente
estou fazendo estágio não-obrigatório em uma clínica credenciada ao DETRAN, que
tem me proporcionado uma visão ampla sobre os aspectos destacados. Inúmeras
foram as experiências que me fizeram perceber que a psicologia é muito mais que
aplicar e corrigir testes, ressaltando que esses são apenas instrumentos que
dispomos para determinadas situações.
Nos
atendimentos feitos na clínica, pude presenciar casos em que uma briga com
alguém querido, uma notícia trágica ou a preocupação com alguma questão
pendente mostraram o quanto qualquer um desses fatores pode comprometer o
psíquico do indivíduo no momento do teste. Por isso, é importante que a pessoa
esteja o mais tranquila possível, sem questões pendentes para aquele dia, além
de estar em boas condições fisiológicas.
A
cada dia que passa, tenho refletido sobre o quanto a entrevista é um
instrumento que ajuda bastante no processo avaliativo e que tem me
proporcionado uma visão diferente sobre cada pessoa e sua história de vida, sem
reduzi-la aos resultados apresentados nos testes.
Jéssica Buthers
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