segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Grupo Conexão

“Vamos acabar com a idéia de que mundo
psicológico não tem nada a ver com mundo
social. Que sofrimento psíquico não tem
nada a ver com condições objetivas
de vida.” ( Ana Bock)



Queremos compartilhar o artigo “A psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso Social” que aborda dados relevantes para nossa formação.

A autora, Ana Mercês Bahia Bock, desenvolveu sua pesquisa através de três aspectos: um pequeno resgate histórico sobre o vínculo da Psicologia com a sociedade brasileira, buscando caracterizar sua relação com esta sociedade; em seguida, desenvolver a perspectiva da profissão comprometida com a realidade social, apresentando alguns critérios para se julgar o compromisso social de práticas e saberes da Psicologia, além da defesa de que a Psicologia, como saber e fazer, se desenvolva sempre vinculada à sociedade que a acolhe; e para finalizar, trazer a questão da identidade profissional do psicólogo, partindo do princípio de que identidade deve ser sempre vista como metamorfose e como movimento permanente de transformação. O texto pretende ser uma defesa de uma identidade para os psicólogos que seja movimento e transformação, porque é reflexo do vínculo que a Psicologia deve manter com a sociedade, que está sempre em movimento, vínculo este de compromisso com as necessidades e demandas da maioria da população brasileira.

“Queremos estar em busca permanente, em movimento sempre. Queremos que o movimento seja nossa identidade e que a inquietação seja nosso lema.” (Ana Bock)

Segue link do artigo citado acima:

Nenhum comentário:

Postar um comentário