segunda-feira, 18 de outubro de 2010

II SEMANA DE CIÊNCIA, ARTE E POLÍTICA - PSIQUE EM CONSTRUÇÃO

Iremos abordar através desta postagem um tema importante e enriquecedor para nossa formação. Durante o mês de setembro na PUC Minas- São Gabriel ocorreu a “Semana de Ciência, Arte & Política”. É um evento anual que tem como propósito promover o debate de temas contemporâneos e criar espaços de interação entre professores, alunos e a comunidade.


Falaremos sobre um tema “ Testes Psicológicos na Atualidade” ministrado por alguns monitores do laboratório de avaliação psicológica desta instituição e orientado pela professora Mirelle França Michalick Triginelli.


Os Testes psicológicos são uma das mais típicas técnicas de avaliação, que se caracterizam como medida objetiva e padronizada de uma amostra de comportamento. Vários autores enfatizam a importância de um melhor preparo na utilização dos testes psicológicos, enquanto outros afirmam que é necessário que os instrumentos apresentem qualidades psicrométricas, pois só assim seus resultados serão confiáveis. Essa melhor qualidade diz respeito ao embasamento teórico dos testes, aos estudos de padronização, e à verificação sua validade e precisão. Por isso, é necessário conhecer o teste, estudá-lo para em seguida aplicá-lo.


O tema “Testes Psicológicos na Atualidade” teve como objetivo apresentar aos alunos do curso de Psicologia alguns testes utilizados atualmente e no que consistem estes instrumentos de avaliação. Os testes apresentados foram: QSG - Questionário de Saúde Geral de Goldberg, é um teste concebido para avaliar o nível de saúde mental das pessoas. Há cinco fatores específicos que são avaliados: estresse psíquico, desejo de morte, distúrbio do desempenho, distúrbio do sono e doenças psicossomáticas.


Wisconsin- Classificação de cartas WCST, aplicado em crianças e adolescentes e também utilizado como instrumento neuropsicológico por causa das funções executivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário