quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Grupo: Psicologado

     Avaliação psicológica e responsabilidade

     Recentemente, no Jornal Hoje, na Rede Globo, veiculou-se uma reportagem sobre o incomodo que candidatos a emprego têm em relação às entrevistas e avaliações psicológicas. Nesta mesma reportagem, uma psicóloga aparece dando dicas sobre como portar-se. Até aí tudo bem se não fosse pelo fato dela apresentar lâminas do teste Rorschach e folhas de outros testes, e dar dicas de como responder à algumas avaliações.
     Todos sabemos das dificuldades que a psicologia enfrenta em relação à questão dos testes psicológicos que muitas vezes são vistos como algo sem valor algum. Não é raro lermos em jornais ou ficarmos sabendo de alguem que, judicialmente, contestou o resultado de uma avaliação psicológica em concursos públicos ou algo semelhante e ganhou a causa porque muitos entendem que os testes são parte de uma avaliação subjetiva, uma vez que psicólogos recusamm-se a revelar os “segredos” da avaliação. Entretanto, outros profissionais menos comprometidos, agem de forma contrária.
     Sabemos a responsabilidade que temos em relação aos testes, para a preservação da sua confiabilidade destes e do nosso próprio trabalho. Portanto, é preciso termos bem clara a noção de que os testes psicológicos são instrumentos necessários à nossa prática profissional em diversas situações e que a validade dos testes hoje autorizados, foi comprovada empiricamente, baseando-se em pesquisas e teorias científicas sólidas. E cabe a nós divulgar a validade da avaliação psicológica.

Assista o vídeo do Jornal Hoje: 

Um comentário:

  1. São essas e outras que muitas vezes nos desmotivam... Estudamos e lutamos tanto para ver psicólogos banalizando os testes que, como todos sabemos, tem base empírica.
    Talvez a psicologia não tem o devido reconhecimento, pela conduta de muitos psicólogos. Claro que não podemos generalizar, existem profissionais sérios,comprometidos e éticos.
    Será que o CRP não deveria intervir na conduta de profissionais que agem dessa forma?

    Sarah Gabriella Paiva (Grupo Conexão PSI)

    ResponderExcluir