GRUPO: CONEXÃO PSI
5º Período....
Metade da caminhada percorrida...
O 5º período representou para mim o divisor de águas no curso. Foi um momento em que pude refletir sobre toda a trajetória já percorrida, e pensar no que ainda estava por vir. Foi também um período de muita produção acadêmica, pois, coloquei em prática a execução do projeto de pesquisa que tem por título: "Relações Familiares Contemporâneas: Qual a representação dos jovens sobre os pais que trabalham fora e tem pouco tempo para o convívio familiar" (Estágio Práticas Investigativas II). A pesquisa foi concluída, e os resultados foram apresentados na III SCAP - 2011. A experiência de ir a campo, escutar as pessoas, saber entender o que elas querem dizer, e nem sempre ouvir o que queríamos ouvir, enquanto pesquisadoras, proporcionou muito conhecimento e crescimento. Sem dúvida foi uma experiência de grande contribuição para toda a formação acadêmica, destaco que, esta prática me ajudará muito quando chegar a hora de realizar a monografia.
Foi um período também de novos conhecimentos, adquiridos com as práticas de psicopatologia no Hospital Raul Soares. A escuta de relatos de sofrimento marcaram a formação positivamente. Alguns casos em especial me estimulou a pesquisar um pouco mais sobre saúde mental, tendo em vista que, escutar o sofrimento de uma pessoa não é tarefa fácil e exige muito preparo para se fazer um trabalho de qualidade.
O conhecimento adquirido pelas aulas de Neuropsicologia foi instigante por ser uma área relativamente nova na psicologia. Tive a oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho do psicólogo que atua em neuropsicologia realizando entrevistas com profissionais da área. Através dessas entrevistas foi gratificante ver que, apesar de todas as dificuldades, o trabalho é realizado com uma equipe multidisciplinar, o que promove troca de informações proporcionando também troca de conhecimento visando o bem estar do paciente.
** Reflexão retirada do portfólio de uma das integrantes do grupo.
Grupo Conexão PSI
Poxa, muito bacana partilhar experiências com o pessoal da sala que vem caminhando junto conosco, vivenciando das mesmas experiências que as nossas, porém, cada um vem trazendo perspectivas diferentes, pontos de vista diferentes. Parabéns CONEXÃO PSI, adorei o texto. =)
ResponderExcluirPsiSaúde